domingo, 26 de dezembro de 2010

COMER DE FORMA SAUDÁVEL SIGNIFICA TER VIDA MAIS LONGA

de David Menezes, el Domingo, 26 de diciembre de 2010 a las 14:09


As principais causas de morte mudaram de doenças infecto-contagiosas para doenças crônicas como doenças cardiovasculares, câncer e diabetes. Estas doenças podem ser afetadas diretamente pela dieta e estilo de vida. Em um estudo publicado na edição de janeiro de 2011 do Journal of American Dietetic Association, os pesquisadores investigaram dados empíricos sobre as associações dos padrões alimentares com a mortalidade através da análise dos hábitos alimentares de mais de 2.500 adultos entre as idades de 70 e 79 ao longo de dez anos. Eles descobriram que as dietas baseadas em certos alimentos foram associados à redução da mortalidade. 


Até 2030, estima-se que 973 milhões de adultos terão 65 anos ou mais em todo o mundo. O objetivo deste estudo foi determinar os hábitos alimentares de um grande grupo e diverso de adultos idosos, e explorar as associações destes padrões alimentares com a sobrevivência durante um período de 10 anos. Um objetivo secundário foi avaliar a qualidade de vida dos participantes e seu estado nutricional de acordo com seus hábitos alimentares.


Ao determinar a freqüência do consumo de 108 diferentes itens alimentares, os pesquisadores agruparam os participantes em seis grupos diferentes de acordo com as escolhas alimentares predominantes:
• "Alimentos saudáveis" (374 participantes)
• "Produtos lácteos com alto teor de gordura " (332)
• "Carne, frituras e álcool" (693)
• "Cereal matinal" (386)
• "Grãos refinados" (458)
• "Doces e sobremesas" (339)

Aqueles que tinham uma dieta baseada em "alimentação saudável" comeram produtos lácteos com baixo teor de gordura, frutas, grãos integrais, peixe, aves e legumes. As pessoas do grupo também tinham estilos de vida saudáveis, fumavam menos e eram mais ativos do que os outros participantes. A pesquisa revelou que este grupo reduziu seu risco de mortalidade em 10 anos.

Fonte:  Older people who eat healthy diets 'lead longer lives'
http://www.sciencedaily.com/releases/2010/12/101222071727.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário