terça-feira, 23 de novembro de 2010

Nutrólogo é favorável ao uso de shakes e suplementos


O nutrólogo Nataniel Viuniski mantém consultório em Nova Petrópolis mas passa a maior parte do tempo rodando o mundo em palestras sobre vida saudável. Há cinco anos, ele integra a equipe técnica de uma empresa de suplementos nutricionais que atua em 74 países. Também é autor do livro Obesidade Infantil: Guia Prático.

O mercado de suplementos nutricionais está em franca expansão. Qual sua análise?

Viuniski: Suplementos não substituem bons hábitos de vida. Não adianta consumir barrinha de proteína e abusar de frituras ou não se exercitar. A pessoa não vai obter resultados. Mas os suplementos são um avanço da ciência. Permitem dar ao organismo os vitaminas, fibras e outros nutrientes de que necessita de maneira prática e, em muitos casos, com menos calorias que o equivalente em alimentos.

Na sua rotina, o senhor prescreve suplementos aos pacientes?

Viuniski: Eu adoraria orientar meus pacientes a adotar uma dieta completa em nutrientes somente com alimentos, desde que fosse seguida. O problema é que com o corre-corre do dia a dia muita gente não cumpre, e fica com deficiências. Especialistas dizem que precisamos consumir de 20 a 25 gramas de fibras ao dia, mas dificilmente alguém consegue consumir essa quantia sem suplementos. A recomendação de consumo de cálcio ao dia é o equivalente a quatro copos de leite. É raro um adulto consumir isso. Então, uso o bom senso. 

Qual sua opinião sobre substitutos de refeições, como shakes e sopas?

Viuniski: Servem para potencializar bons hábitos. São uma espécie de fast food do bem. Em um processo de emagrecimento, pode-se substituir até duas refeições por shakes com 200 a 400 calorias. A longo prazo, o indicado é substituir só uma refeição ao dia por shake ou sopa. Esses produtos possuem nutrientes e fibras que dão saciedade e nutrem. Mas, claro, não substituem a comida tradicional. Antes de adquirir o produto é importante analisar se possui o selo de qualidade da Anvisa.

E o efeito sanfona, tão comum após dietas radicais? Como evitar?

Viuniski: A chave para o sucesso parece estar no acompanhamento. A pessoa não pode pensar no fim da dieta, em voltar a antigos e maus hábitos após atingir seus objetivos. Reeducação alimentar é para a vida toda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário